Não há nada como um cabelo oleoso para nos deixar desanimadas e sem autoestima e este é um dos problemas capilares mais comuns e difíceis de tratar, que afeta mais de 35% das mulheres portuguesas.
A oleosidade capilar caracteriza-se pelo excesso de sebo, que obstrui os poros do couro cabeludo, impedindo que a raíz dos cabelos se encontre nutrida e em bom estado de saúde. Esse excesso de sebo, provoca sujidade no cabelo, deixando-o mais brilhante e gorduroso, o que pode tornar-se bastante incomodativo.
Este problema pode também ser responsável pelo desenvolvimento de caspa, coceira e até mesmo queda de cabelo.
Mas, é importante saber distinguir um cabelo mal lavado de um cabelo oleoso.
Como saber se o seu cabelo é realmente oleoso?
Muitas pessoas têm uma predisposição genética para a produção excessiva de sebo. E, a época do ano, pode também ser uma condicionante, uma vez que no verão, o couro cabeludo tem tendência a transpirar mais e consequentemente parecer mais oleoso.
Alguns sinais que indicam que o seu cabelo é realmente oleoso:
- Sensação de cabelo gorduroso da raíz até às pontas;
- Sensação de sujidade um dia após a lavagem;
- Aspeto pesado;
- Surgimento de caspa;
- Coceira.
O que fazer para cuidar do cabelo oleoso?
Os cabelos oleosos requerem tratamentos específicos, e por isso, é importante criar uma rotina de cuidados adequada a esse mesmo tipo de cabelo. Estas são algumas dicas que deve seguir para o cuidado correto dos cabelos oleosos:
-
Evite tocar no cabelo.
Se o seu cabelo é oleoso, encontre uma forma de não estar constantemente tentado a tocar-lhe com as mãos.
-
Utilize produtos adequados e aposte num shampoo que regule a secreção sebácea.
Opte por um gama específica e adequada para o excesso de sebo no couro cabeludo e em produtos que possuam ativos naturais que ajudem a controlar a oleosidade e a eliminar resíduos por mais tempo, fortalecendo e melhorando a saúde do seu cabelo.
-
Aplique o condicionador, leave-in e máscara apenas nas pontas do cabelo.
Aplicar estes produtos diretamente na raíz do couro cabeludo ajuda no desenvolvimento de mais oleosidade, uma vez que são produtos mais hidratantes e que por si só já possuem óleos na sua constituição.
-
Não abuse da água quente ao lavar o cabelo.
A água quente estimula as glândulas sebáceas, mas a água fria também não é recomendada, porque não só não limpa o cabelo em profundidade, como também é responsável por ressecar a pele, o que faz com que o nosso corpo produza mais óleo para se proteger. Por isso, utilize água morna no banho para eliminar mais facilmente a oleosidade e os resíduos dos produtos do cabelo.
-
Não esfregue excessivamente o cabelo.
Massajar o couro cabeludo com muita força pode estimular a glândula sebácea e consequentemente fazer com que esta produza mais sebo.
-
Quantas mais lavagens, mais oleosidade o seu cabelo produzirá…
A limpeza é fundamental, mas lavar o cabelo todos os dias não é solução! Precisa de utilizar realmente os produtos certos, preferencialmente com pH neutro, e consequentemente lavar o cabelo menos vezes.
-
Não utilize chapéus com frequência.
A utilização de chapéus com frequência pode impedir a ventilação do couro cabeludo.
Se tem cabelo oleoso, não espere mais para cuidar desse problema e tornar o seu cabelo saudável e bonito. A Gama Max Volume da Purah é indicada para ajudar no tratamento da oleosidade capilar, conheça já todos os produtos aqui.